Teste

teste

quinta-feira, 26 de abril de 2012

DONOS DE PORTUGAL

Afinal trata-se de uma ‘quadrilogia’! Deus, Pátria, Família e um ENORME ESTADO.

 



Donos de Portugal é um documentário de Jorge Costa baseado no livro homónimo escrito por vários dirigentes do Bloco de Esquerda sobre cem anos de poder económico. O filme retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza. Mello, Champalimaud, Espírito Santo – as fortunas cruzam-se pelo casamento e integram-se na finança. Ameaçado pelo fim da ditadura, o seu poder reconstitui-se sob a democracia, a partir das privatizações e da promiscuidade com o poder político. Novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins - afirmam-se sobre a mesma base.


É possível que os Donos de Portugal, ou seja, as famílias mais influentes retratadas neste documentário, não se vejam como socialistas, mas entre o minuto 09:11 e 09:56 o locutor Fernando Rosas faz uma introdução ao Estado Novo que, na minha opinião, deixa pouca margem para dúvidas acerca das características socialistas do regime do doutor Oliveira Salazar:


09:11


O regime tem duas características: por um lado cria grupos industriais, e por outro mantém uma ganga de pequenas actividades obsoletas.


São mantidas como?


Como base social do regime e são mantidas através de dois instrumentos fundamentais: uma é o condicionamento industrial, que é uma coisa quase surrealista vista aos olhos de hoje, porque significa que não podes criar uma nova indústria, não podes mexer em nada de essencial na tua empresa: comprar uma nova máquina, mudar um turno de trabalho, recrutar mais trabalhadores e despedir. Não podes fazer nada de relevante, desde a criação da empresa até à modificação do seu funcionamento, SEM A AUTORIZAÇÃO DO ESTADO.


09:56


Isto nem na China!


Os dirigentes do Bloco de Esquerda que escreveram o livro que esteve na base deste documentário, estão na realidade mais próximos de Salazar do que por ventura gostariam de admitir!!!


 

Sem comentários: